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Porto de Fortaleza

CMA TERMINALS ASSINA CONTRATO DE ARRENDAMENTO TRANSITÓRIO PARA OPERAR TERMINAL DE CONTÊINERES.

A subsidiária francesa vai operar terminal de contêineres e carga geral no Porto de Fortaleza.

A Companhia Docas do Ceará (CDC), firma contrato de arrendamento transitório com a empresa PROGECO DO BRASIL OPERADORADE CONTÊINERES. O processo seletivo foi transparente e teve seu início após a publicação do edital nos meios de comunicação, Diário Oficial da União e sítio eletrônico da CDC. Foi fundamentado nos termos dos Art. 46 e 46 da Resolução Normativa Nº 7 – ANTAQ e arts. 3º e 17º da Lei 12.815/2013.

A Progeco é uma subsidiária da empresa francesa CMA Terminals, grande multinacional do setor de operação portuária e, de acordo com o contrato inicial de seis meses, vai explorar e manter o seu próprio terminal de contêineres e carga geral em um conjunto de três áreas operacionais (veja no mapa) na poligonal do Porto de Fortaleza que representam uma área total de 88.499,75 metros quadrados.



Trata-se de uma ação contemplada no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Fortaleza, que prevê esse tipo de ação com arrendatários para fortalecer a presença e a atuação do Porto em caráter regional, frente à sua concorrência.

Além da necessidade de aproveitamento de áreas, há também a preocupação de especializar as operações do Porto de Fortaleza, tornando mais eficientes suas operações portuárias, utilizando modernos equipamentos e investimentos adequados. Esse projeto deverá promover o fomento comercial e o aumento de receitas para incremento na movimentação de cargas e fortalecimento econômico e social da região e entorno.

O Porto de Fortaleza tem vocação antiga e potencial cada vez maior nas operações de contêineres. Um bom exemplo disso é a exportação de frutas em contêineres refrigerados (do tipo Reefer), em especial o melão, que é exportado por linha de longo curso estabelecida, com rotas para os portos de Vigo (Espanha), Dover (Inglaterra) e Rotterdam (Holanda).

A posição geográfica estratégica do Porto de Fortaleza em relação à Europa e aos Estados Unidos certamente será uma grande vantagem à empresa vencedora do chamamento público. Acrescente movimentação de exportação deve-se à infraestrutura do Porto, considerando seu pátio de contêiner alfandegado, seus berços que se constituem como apropriados às operações e à estrutura viária próxima: BR 116, BR 222, BR 020 e rodovias estaduais que servem como rota de caminhões que fazem o transporte de cargas pesadas.

Outro ponto positivo é a proximidade do Porto de Fortaleza com divisas de estados vizinhos como o Piauí, o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Pernambuco. Um destaque de bons negócios com vizinhos é a cidade de Mossoró/RN, distante 241 km de Fortaleza. A região, que inclui o município de Icapuí/CE, é responsável pela maior produção de melão do Brasil e do mundo. Isso representa grande parte da venda externa da fruta, que está sempre na linha de frente das exportações do setor.

A Diretora-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves comemora também o aumento expressivo – no período de quatro anos – das áreas exploradas por arrendatários. “Em 2018, quando eu assumi a gestão da CDC, as áreas arrendadas eram apenas 8,8% da poligonal do Porto de Fortaleza. Ao final de 2022, conseguimos mais do que triplicar o uso de áreas arrendadas, chegando a 29,4%. O arrendamento, dentre outras vantagens, deverá proporcionar um maior faturamento e, como consequência, solidificar a excelente situação financeira da CDC, ora recuperada”.

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