top of page
Porto de Fortaleza

Companhia Docas do Ceará anuncia visitação pública a dois navios da Marinha



A Companhia Docas do Ceará, em parceria com a Capitania dos Portos do Ceará, abrirá as portas, neste domingo (15/12), para receber as famílias que quiserem visitar, gratuitamente, o Navio-Escola "BRASIL" (U-27) e o Navio-Patrulha "MACAU" (P-41).

 

Os interessados devem fazer o agendamento prévio no site visita.docasdoceara.com.br.

 

Outra opção de agendamento é pelo site da CDC, que direciona para o link no ícone “agendar navios e visitas”, que está no acesso rápido.

 

Ao entrar no site, clique no botão "detalhes e agendamento", que estará na primeira página e levará os interessados a escolherem o horário.

 

São seis opções: 13h30 às 14h; 14h às 14h30; 14h30 às 15h; 15h às 15h30; 15h30 às 16h e o de 16h às 16h30.

As vagas serão limitadas.

 

Os interessados poderão enumerar quantas pessoas estarão na reserva e todos deverão preencher o cadastro, com as seguintes informações: e-mail do responsável, nome completo do visitante, nascimento, documento e número do documento, telefone, CEP e se possui ou não alguma necessidade especial, já que o acesso aos navios é por uma rampa, com degraus.

 

Ao terminar o cadastro, as pessoas receberão, por e-mail, a confirmação da reserva, com um QR CODE.

 

Por motivo de segurança e organização, só terá acesso às embarcações quem fizer o cadastro.

 

Serviço:

 

A orientação é que os visitantes cheguem com 30 minutos de antecedência do horário agendado.

 

Todos deverão vir com sapato fechado e não poderão entrar com bolsas e animais de estimação.

 

O uso de máscaras e de álcool em gel também é recomendado.

 

As reservas começarão a ser feitas, a partir da quinta-feira (12/12), ao meio-dia.

 

Conheça os navios

 

Navio-Escola “BRASIL”

 

Construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e incorporado à Marinha em 1986, o navio atua como uma embaixada flutuante, representando o Brasil e a Marinha do Brasil nos portos visitados.

 

Por ser navio escola, a embarcação é utilizada para a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), uma etapa fundamental na formação dos futuros oficiais da Marinha.

 

Durante a viagem, os Guardas-Marinha colocam em prática os conhecimentos adquiridos na Escola Naval, como navegação, meteorologia, operações navais, controle de avarias e administração naval.

 

Navio-Patrulha “MACAU”

 

O Navio-Patrulha “MACAU” é um navio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, organização militar sediada em Natal, e tem como principal tarefa patrulhar as aguas jurisdicionais brasileiras.

 

A área de atuação compreende os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, englobando também os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo, assim como a reserva biológica Atol das Rocas.

 

Com sua construção iniciada em 2007, no Ceará, o “MACAU” foi incorporado à Marinha do Brasil, em 2010, sendo o primeiro navio a ostentar esse nome, em uma homenagem à cidade homônima localizada no Rio Grande do Norte, famosa por suas salinas e produção de petróleo.

 

As visitas fazem parte da programação da semana do Marinheiro, cuja data é comemorada na quinta-feira (13/12).





Comments


bottom of page