top of page
Porto de Fortaleza

Porto de Fortaleza cresce mais que as médias dos portos do Brasil e do Nordeste

Atualizado: 18 de ago.



A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que regula o setor portuário no Brasil, divulgou relatório sobre a movimentação de cargas em todos os portos brasileiros, no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período, do ano passado, destacando o bom desempenho do setor (Clique aqui para ter acesso à página da ANTAQ na internet) e o Porto de Fortaleza (Mucuripe) confirma sua posição de protagonista na Região Nordeste, apresentando números expressivos, no balanço das operações realizadas; senão, vejamos:

 

Movimentação de Carga Total

 

Segundo a ANTAQ, o Porto de Fortaleza cresceu 13,2% na movimentação de carga total, no primeiro semestre de 2024, passando de 2.072.409 toneladas em 2023 para 2.345.868. Com isso, esteve à frente do crescimento médio dos Portos do Brasil (4,28%) e do Nordeste (4,07%). Para referência, a variação da movimentação em alguns portos:

 

Movimentação (t) - jan-jun (2024 x 2023)


Fortaleza +13,2%

Santos +8,42%

Suape +0,23%

Pecém +10,75%

Itaqui   -7,61%

Aratu-Candeias -1,75%

Natal -34,24%


 Cargas em contêineres

 

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o principal destaque nacional no período foi a movimentação de contêineres, que apresentou alta de 22,72%. Em quantidade de TEUs (Unidade padrão de 20 pés para conteiner - Twenty-foot equivalent unit, em inglês), variação de + 19,75%. Nesses indicadores, o crescimento do Porto de Fortaleza foi maior, até em relação à média regional:

 

 Conteineirizada (t) - jan-jun (2024 x 2023)



Brasil +22,72%

Nordeste +21,82%

Fortaleza +58,21%

Santos +24,88%

Suape +25,13%

Pecém +7,62%

Salvador +45,89%

Natal -100%

TEUs (un) (*) - jan-jun (2024 x 2023)


Brasil +19,75%

Nordeste +21,16%

Fortaleza +55,51%

Santos +15,41%

Suape +21,42%

Pecém +15,66%

Salvador +36,98%

Natal -100%



Granel Sólido

 

O Porto de Fortaleza movimenta trigo, cimento e coque de petróleo, dentre outras cargas classificadas como ‘granel sólido’. Foram 917.343 toneladas de granel sólido, no primeiro semestre deste ano. Isso representa 9,47% a mais do que o mesmo período, no ano passado. Crescimento superior ao Brasil e ao Nordeste.

 

Granel Sólido (t) jan-jun (2024 x 2023)


Brasil +3,65%

Nordeste +4,52%

Fortaleza +9,47%

Santos +2,03%

Suape +3,13%

Pecém +18,01%

Itaqui -9,04%

Salvador +119,03%

Aratu-Candeias -10,35%

Natal +32,53%



Granel Líquido e Gasoso

 

Maior receita do Porto de Fortaleza, o segmento de granel líquido e gasoso apresentou crescimento de 13,53%. Passou de 1.056.921 para 1.199.922 toneladas. Com isso, superou o crescimento médio dos Portos do país, que praticamente permaneceu estável (0,02%) e os do Nordeste, que tiveram queda de 2,05%.

 


Granel líquido (t) - jan-jun (2024 x 2023)


Brasil +0,02%

Nordeste -2,05%

Fortaleza +13,53%

Santos +6,28%

Suape -7,94%

Itaqui -6,48%

Aratu-Candeias +0,81%

 


 Atracações

 

O Porto de Fortaleza também registrou aumento no número de atracações, neste mesmo período: passou de 352 para 484 navios, 37,5% a mais.

 


Expectativas para 2024

 

O Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, comentou o resultado: “Temos que celebrar esses números, que ratificam a importância do Porto do Mucuripe para o desenvolvimento do Ceará. Porém, iremos manter o foco no crescimento sustentável da empresa, na sua organização. Na realidade, estamos nos preparando para uma movimentação até maior, elaborando estudos, projetos, implementando melhorias, buscando mais segurança e produtividade. Tradicionalmente, o segundo semestre apresenta números mais expressivos para o Porto de Fortaleza, acompanhando a tendência da economia, no caso de derivados de petróleo e cereais, carros-chefes da nossa movimentação portuária, e em função da safra de frutas. Com relação a TEUs, a expectativa é que superemos 120 mil unidades, no ano – o que representará um crescimento de 30%, neste último indicador”.









Comments


bottom of page